Qual a diferença entre Proxy e VPN?

Se você procura diferença entre Proxy e VPN, aqui podemos responder todas as dúvidas.

Compartilhe!

Hoje nós trouxemos um artigo falando sobre qual a diferença entre Proxy e VPN, apesar de serem parecidos, há diferenças importantes que devem ser citadas para que não se confunda mais um com o outro.

Por isso, não deixe de acompanhar o nosso texto sobre diferença entre Proxy e VPN até o final, pois falaremos de ambos os temas de maneira que fique muito claro para todos os leitores interessados em suas diferenças.

Nos próximos parágrafos, vamos discorrer um pouco sobre o que cada um significa, bem como a sua definição, para após, adentrarmos ao tema central e discutirmos melhor a respeito dele.

Primeiramente, o que é Proxy?

Antes de mais nada, vamos falar sobre cada um separadamente, para que possamos visualizar de forma mais clara a diferença entre ambos.

E para iniciarmos, um sistema de proxy, trata-se de um serviço intermediário entre o usuário e a internet, com ele, é possível receber e repassar as requisições do site do qual você está acessado.

E é exatamente assim, que o IP memorizado nas páginas acessadas pertencem ao proxy. E dessa forma a sua identidade fica oculta e não fica exposta na internet, o que impede que você seja rastreado.

E do que se trata uma VPN?

Agora que já sabemos o que é um Proxy, está na hora de falarmos o que é uma VPN, e após, falaremos de qual a diferença entre Proxy e VPN. Fique ligado aqui!

Bom, a sigla VPN, significa Virtual Private Network, ou traduzindo para o portugues, uma rede privada virtual, e ela se trata exatamente do que o seu próprio nome diz.

E para sermos mais claros, uma VPN nada mais é do que um mecanismo de rede intermediário e opcional entre o usuário e a internet, e este, cede serviços e ferramentas das quais criptografam e tornam a sua navegação secreta. 

Mas afinal de contas, qual a diferença entre Proxy e VPN?

Muitas pessoas confundem ambos, principalmente por se tratarem de assuntos parecidos, no entanto, não se tratam dos mesmos mecanismos, e a partir de agora vamos discorrer melhor a respeito da diferença entre Proxy e VPN.

Mesmo que uma VPN também seja capaz de acessar até mesmo serviços e atividades de outros países e também tenha mecanismos capazes de mascarar o seu IP, ela, no entanto, possibilita uma rede totalmente privada e criptografada.

Fazendo assim, com que você esteja praticamente irrastreável na internet, ja que os seus dados vão estar completamente em sigilo através do servidor VPN. 

Mas então, qual a diferença entre Proxy e VPN? E a diferença entre ambos é mais simples do que você pensa, pois o proxy age apenas como um intermediário entre você e sua rede, já que diferente dos serviços VPN, ele não utiliza criptografia. 

Diferença Entre Proxy E Vpn
Imagem Reprodução: Freepik

Mas então, vale a pena utilizá-los? Qual é o melhor?

Se você entender que ambos têm propósitos diferentes e possuem as suas particularidades e chegou até aqui com essa dúvida, não se preocupe, pois é normal ficar com esse tipo de dúvida e estamos aqui para te ajudar com ela.

E novamente, ambos são importantes, e por isso, possuem particularidades para um determinado tipo de ação que você queira realizar.

E caso a sua intenção seja manejar e trabalhar com dados mais sensíveis na internet, como contas bancárias ou até mesmo a realização de compras através da internet, então obter um bom serviço de VPN é melhor se adapta de uma forma mais segura às suas demandas.

E caso fique na dúvida entre ambos, escolha sempre uma VPN de qualidade, pois apesar dos serviços do proxy também serem seguros, ele não trabalha com criptografia, e isso pode ser um problema para determinadas ações que você venha a adquirir futuramente.

Opte por um proxy quando suas ações não necessitarem de suas informações pessoais

Isso mesmo, toda a ação que não envolver o seus dados pessoais e senhas sigilosas ou se você não necessita de uma criptografia de dados, é possível utilizar tranquilamente um proxy.

Opte por uma VPN quando envolver informações sigilosas e pessoais

Além de uma VPN ser um serviço totalmente seguro para quem irá utilizar suas informações pessoais, ainda é possível obter segurança ao se conectar em redes wi-fis públicas e se você necessita esconder seu IP e localização.

Então, conte para nós o que você achou do nosso artigo sobre qual a diferença entre Proxy e VPN?

E você, caro leitor, já sabia qual a diferença entre Proxy e VPN? Conte aqui para nós através dos comentários se você já sabia das diferenças entre um e outro. Não esqueça também de mandar para aquele seu amigo ou familiar que ainda tem essa dúvida.

E não esqueça de visitar o nosso site, clique aqui e fique por dentro dos demais feedbacks.

Veja também: ZapFácil, a solução de vendas no Whatsapp

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba sempre o melhor conteúdo!

Veja Mais

fingerprint
Uncategorized

What is a device fingerprint?

A device fingerprint is an unique identification code that each device and browser has that can be identified and tracked when the user access the

fingerprint
Uncategorized

What is multilogin?

A multilogin is a solution that has some kind of application for most people working with online sales, digital marketing and many other fields on

Cansado de Levar bloqueios em sua campanha no facebook?

Nós podemos te judar!