O que é IP? veja uma rápida explicação

Hoje vamos falar sobre a questão: o que é IP? Apesar de parecer uma pergunta comum, muitos ainda possuem inúmeras dúvidas em relação a esse assunto.

Compartilhe!

Hoje vamos falar sobre a questão: o que é IP? Apesar de parecer uma pergunta comum, muitos ainda possuem inúmeras dúvidas em relação a esse assunto.

E é sobre ele que iremos comentar hoje, já que hoje em dia é quase que impossível navegar pela internet sem conhecer quais são os meios que estão por trás dessa navegação.

E por isso, não deixe de acompanhar o nosso artigo, pois iremos falar exatamente sobre o que é IP e levantar algumas outras questões para que você possa sair sem dúvidas ao final do texto.

O que é IP afinal de contas? 

Agora, vamos começar a falar sobre o que é IP, e de forma sintetizada, IP consiste em um endereço de protocolo da internet, ou seja, cada mecanismo conectado na internet possui o seu IP particular.

Para de apenas uma sequência de números e pontos, um endereço de IP não algo que é atribuído e distribuído por aí aleatoriamente, pelo contrário, existe toda uma programação matemática designada pela Internet Assigned Numbers Authority.

E para entender como o IP funciona não é preciso ser um especialista ou algo assim, pois basta que você entenda que o IP consiste em uma linguagem que se comunica através de bases e diretrizes que norteiam assim as  informações.

Através dessas informações os dispositivos esbarram, pois são por essas trocas de informações que os dispositivos se encontram, ou seja, ambos fala a mesma linguagem e por isso se deparam um com o outro. 

O Que É Ip
Imagem reprodução: Freepik

Há diferença entre IPS? Veja uma lista de IPs existentes

Após falarmos um pouco sobre o que é IP, está na hora de discorrermos outras questões que também são importantes.

E uma dúvida que você deve estar se questionando é se existe diferença entre os endereços de IP e se sim, quais são esses endereços. E é sobre isso que vamos falar nos próximos parágrafos.

E para simplificar, sim, encontram-se diferentes categorias de IP, e por consequência, diferentes tipos. Mas não se preocupe, pois não é algo tão difícil assim de compreender.  

Os tipos existentes são: endereços IP privados, endereços IP de consumidores, endereços IP públicos, endereços IP dinâmicos, e também os endereços IP estáticos. Cada um dos que citamos possui a sua descrição, bem como a sua particularidade.

Além disso, não podemos deixar de comentar que há também os endereços IP dedicados e os endereços IP compartilhados, e novamente, ambos possuem a sua particularidade e seu propósito.

E eu posso ocultar meu endereço de IP?

Após entendermos o que é IP e que existem diferentes tipos de endereços, está na hora de falarmos sobre uma outra dúvida que surge, e ela se refere a proteção do IP.

Bom, para que essa ação possa ser feita, serão necessários alguns serviços que possam proporcionar o que você deseja, que é a proteção do endereço de IP pessoal.

E a resposta é que sim, você pode ocultar o seu endereço de IP, no entanto cabe entender que para obter sucesso na prática, você precisará, obrigatoriamente utilizar de serviços como por exemplo, uma boa VPN.

Uma VPN é uma excelente medida de segurança, e utilizá-la ao se conectar em redes de wi-fi públicas, por exemplo, é mais do que necessária, já que onde mais se tem exposição são a partir dessas conexões aleatórias que fazemos em aeroportos e estabelecimentos.

E é importante ressaltar ainda, que ao saber o que é um IP e que você pode sim protegê-lo, muitos hackers e sites duvidosos com certeza serão barrados, fazendo com que a sua navegação seja muito mais segura. 

Além disso, medidas como escolher uma boa senha, manter seus dados sempre atualizados e utilizar de bons antivírus, também são importantes e auxiliam muito na hora de proteger o seu IP.

O meu IP é algo fixo?

Uma outra dúvida que surge quando começamos a falar sobre o que é IP, é se esse IP que recebemos é algo fixo, algo que não muda nunca, mesmo quando nos conectamos a outras redes.

E a resposta é que não! O nosso endereço de IP não é algo fixo que vamos carregar sempre o mesmo para lá e para cá, conforme ligamos e desligamos o nosso computador e conforme nos conectamos em diferentes redes, ele muda junto com essas ações.

Portanto, não se engane achando que o seu endereço é algo fixo, pois ele não é, mas você não precisa ficar encucado com isso, pois é perfeitamente normal. Por isso, não esquenta!

O que você achou do nosso artigo sobre o que é IP?

Não deixe de acessar o site da SimplesLogin, clique aqui, e obtenha todas as informações necessárias. Não esqueça de nos deixar um breve comentário, sua opinião é de suma importância para nós.

Veja também: ZapFácil, a solução de vendas no Whatsapp.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba sempre o melhor conteúdo!

Veja Mais

fingerprint
Uncategorized

What is a device fingerprint?

A device fingerprint is an unique identification code that each device and browser has that can be identified and tracked when the user access the

fingerprint
Uncategorized

What is multilogin?

A multilogin is a solution that has some kind of application for most people working with online sales, digital marketing and many other fields on

Cansado de Levar bloqueios em sua campanha no facebook?

Nós podemos te judar!