Extensões da internet são perigosas?

Compartilhe!

Está pensando em baixar alguma extensão, mas antes quer saber se extensões da internet são perigosas? Então continue lendo o nosso artigo e confira tudo que você precisa saber.

Mas então, as extensões da internet são perigosas?

De forma simples: extensões da internet são perigosas se você não tomar cuidado. Afinal, é algo que você está instalando em seu computador, e isso sempre pode trazer algum problema se não for de uma fonte confiável.

Extensões Da Internet São Perigosas
Foto reprodução: Kite Estratégias Digitais | Extensões da internet são perigosas?

No entanto, isso não quer dizer que todas as extensões da internet são perigosas e que você não deve instalar nenhuma. Muito pelo contrário, já que elas podem lhe trazer muita ajuda em diversos trabalhos.

Por isso que você precisa é ter cuidado. Extensões da internet são perigosas se você não o tiver. E aqui abaixo listamos algumas das coisas que podem acontecer quando você baixa qualquer coisa.

Extensões disfarçadas

De acordo com especialistas em segurança, este software apresenta o mesmo potencial de danos que qualquer outro programa baixado diretamente da Internet, portanto, requer os mesmos cuidados. 

Dependendo da loja, um plugin baixado pode afetar o funcionamento dos sites visitados e, em situações mais graves, até roubar dados pessoais, como senhas e logins de redes sociais.

Internet New 1024X576 1
Foto reprodução: O Jornal Económico

Uma pesquisa da empresa de segurança Awake Security publicada em junho mostrou, por exemplo, como mais de 100 extensões contornaram as defesas da Chrome Web Store e causaram mais de 32 milhões de vítimas. 

De acordo com o estudo, os hackers exibiam uma versão diferente do código sempre que havia uma inspeção pelos bots do Google. No entanto, os usuários do Chrome não são os únicos afetados por esse tipo de truque. Abaixo estão três riscos das extensões que baixamos no Chrome, Opera, Firefox, Safari, Edge e outros navegadores.

1. A instalação de malware

O principal perigo de baixar extensões é abrir caminho para que vírus infectem seu computador. Enquanto Google, Microsoft, Apple e outras empresas verificam regularmente se há irregularidades, os hackers usam vários truques para esconder malware em complementos aparentemente inofensivos. 

Uma estratégia é abordar desenvolvedores de extensões legítimas e se oferecer para comprá-los. Por esse motivo, muitos usuários podem se tornar alvo de ataques cibernéticos da noite para o dia, sem saber que o motivo é a mudança de proprietário de um complemento que estão acostumados a usar.

60980039D79E60E9Fdc72D7Acded2Ba6C25B4F9D
Foto reprodução: Quero Bolsa

Recentemente, o Google removeu quatro extensões da Chrome Store que os especialistas da Gigamon descobriram que instalavam código malicioso que enganava os usuários para que clicassem automaticamente em anúncios. 

Para se disfarçar, eles trouxeram algumas funções comuns, como lembretes e até segurança aprimorada com HTTPS. Esse é apenas um dos perigos das extensões que vamos  baixando por aí.

2. Ser espionado

Esse é o segundo dos perigos das extensões que baixamos na internet e é tão grave quanto o outro. Um plug-in que se converte em software malicioso de tempos em tempos também pode obter acesso aos arquivos do usuário. 

Entre as centenas de extensões descobertas pela Awake Security, existem várias que visam rastrear empresas que estão constantemente procurando por documentos confidenciais compartilhados online. Os objetivos criminosos podem incluir, por exemplo, extorsão com a ameaça de publicar algo pessoal ou valioso para uma empresa.

3. Podem roubar seus dados

Mesmo que eles não pratiquem realmente a espionagem, um dos perigos das extensões é que elas podem ser bastante invasivas. Como os plug-ins normalmente não geram muitos retornos financeiros para os desenvolvedores, é comum que alguns escolham coletar dados com a ideia de vendê-los para uma empresa de marketing digital.

Foi o caso, por exemplo, do Web of Trust, um plugin compatível com os principais navegadores do mercado que foi avistado por especialistas que revendiam os dados recolhidos a terceiros. 

As informações incluem itens como histórico dos sites visitados, duração do uso, especificações do navegador e do computador, entre outros dados cujo compartilhamento infringe a privacidade do usuário.

Extensões da internet são perigosas, então tenha cuidado

Ter um cuidado extra na hora de utilizar extensões pode parecer algo difícil, porém não é. Com apenas algumas pesquisas você já pode descobrir se as extensões da internet são perigosas ou não.

Mas para oferecer uma boa dica, se você está procurando ser mais produtivo dentro das redes sociais, ter mais segurança e criar um perfil de usuário para as suas contas, o SimplesLogin é o lugar certo para você.

Não vá atrás de extensões que podem ser perigosas, afinal clicando aqui você pode ter acesso a uma plataforma que lhe trará muita ajuda e os melhores resultados.

E não deixe de acessar o site da ZapFácil para conhecer essa incrível ferramenta de vendas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba sempre o melhor conteúdo!

Veja Mais

fingerprint
Uncategorized

What is a device fingerprint?

A device fingerprint is an unique identification code that each device and browser has that can be identified and tracked when the user access the

fingerprint
Uncategorized

What is multilogin?

A multilogin is a solution that has some kind of application for most people working with online sales, digital marketing and many other fields on

Cansado de Levar bloqueios em sua campanha no facebook?

Nós podemos te judar!